O mercado de títulos da China é um dos maiores mercados entre as economias emergentes da Ásia. O desenvolvimento recente do Panda Bonds abre acesso a novos investidores.
O Panda Bond é emitido no mercado de títulos chineses por instituições estrangeiras registradas fora da República Popular da China e nomeadas pelo Renminbi. Esse título é diferente de outros títulos emitidos na China. O Panda Bond é emitido no mercado doméstico de títulos interbancários chineses, bem como no mercado doméstico de títulos chineses negociados em bolsa. Além disso, pode incluir aqueles emitidos por subsidiárias estrangeiras de entidades chinesas, como subsidiárias de Hong Kong de empresas chinesas.
Em 2010, o Banco Popular da China, o Ministério das Finanças, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China publicaram em conjunto emendas aos regulamentos sobre o Panda Bond. Os novos regulamentos ampliaram o leque de emissores qualificados e proporcionaram acesso a novos investidores e canais financeiros. Em 2018, foram apresentadas novas medidas provisórias de gestão da emissão obrigacionista para regular de forma mais eficaz a emissão de obrigações, bem como proteger os direitos e legítimos interesses dos investidores no mercado obrigacionista.
Fonte: Crowe Global, artigo disponível neste link.
Material completo, em inglês, disponível em PDF para download.